sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

A importância do arquiteto na atual sociedade



http://lounge.obviousmag.org/palavras_soltas/2013/12/a-importancia-do-arquiteto-na-atual-sociedade.html




A importância do arquiteto na atual sociedade



Cidades desorganizadas, mal planejadas e caóticas. Depois de enormes estruturas erguidas somente pelo interesse financeiro, surge uma pergunta, e as pessoas? Aqueles seres que completam a estrutura e fazem do meio urbano um organismo vivo.

Leis facilmente quebradas e locomoção apenas para os veículos, tais realidades afetam cada vez mais, não somente o cidadão de capitais, mas de cidades pequenas e de porte médio, tornando praticamente impossível, não questionar o valor do arquiteto na atual sociedade contemporânea.

A desvalorização do profissional pelo poder publico, fica evidente não só pelo valor de salario atribuído a ele em prefeituras ou órgãos do governo, mas por não poder desenvolver um projeto verdadeiramente sustentável aonde as pessoas e classes sociais possam utilizar o mesmo espaço sem serem excluídos.

Fica evidente que sempre existe um interesse maior antes de um projeto ser aprovado e quando é feito, possui muitas ressalvas e praticamente perde suas características e sua essência. Grandes centros urbanos conhecidos mundialmente, que hoje servem como referencia, passaram por situações parecidas, sendo necessário enfrentar grandes mudanças e interesses, especulações para desenvolver um modelo que possa se aproximar do ideal para uma sociedade.

Esse descaso com o planejamento das cidades criou um fenômeno de certa forma instigante, são poucos os profissionais que ainda buscam atuar nesta área, sua grande maioria, devido às dificuldades do governo, buscam outras forma de trabalhar. O sonho de tornar uma cidade igual para todas as pessoas cede lugar a projetos comercias, residências e de interiores, este não menos importantes.

Tornando este meio, concorrido e de grande apelo por lojistas, essa mudança de “mercado”, junto com o incentivo imobiliário do governo, colocou grandes quantias de dinheiro no mercado. Criando desta forma uma pratica comum e usual por vários profissionais, a chamada RT (reserva técnica) pratica deplorável para o profissional indicar o cliente para determinado estabelecimento comercial, seja para comprar telhado, cimento, piso, moveis, ou qualquer outro item para casa ou jardim.

Nos dias de hoje é possível encontrar mais profissionais em inaugurações de loja do que em alguma reunião para se discutir soluções. Tendo assim uma nova categoria na classe o “profissional de coquetel”, aonde impera o interesse financeiro, e não de oferecer o melhor produto com o melhor preço para o cliente.

Faça uma pesquisa leitor, certamente você ouviu ou irá ouvir de alguma pessoa que arquiteto ou engenheiro não entendendo o que você como cliente deseja, ou fica “empurrando” determinadas escolhas sem muito lhe agradar, isso quando não há o rompimento de contrato por uma das partes.

Mas esta pratica se dá também por culpa do cliente, que tenta diminuir o máximo possível o preço do m² do projeto, fazendo assim, o profissional buscar outras formas de ganhar dinheiro. Não justifica atitude para fazer tal pratica, mostrando que a classe ainda necessita de amadurecimento e união, pois uma profissão nobre como tal acaba sendo desvalorizada pelo próprio atuante nela.

Perceba que a engrenagem esta emperrada, do macro para o micro e vice-versa, é fato que existem bons profissionais na área e que não fazem tal pratica, mas assim como em outros órgãos, o silencio dos bons deixa os maus profissionais darem a cara e a fama dos demais.



As universidades e faculdades da área devem recomeçar a pensar algumas formas de coibir tal forma de agir, mostrando que ainda no aprendizado, existe uma ética profissional e que não basta sair para o mercado de trabalho pensando em ganhar dinheiro de forma rápida, mas é necessário pensar e planejar uma sociedade melhor com menos abismos sociais, pois passa diretamente pelas mãos e mente do arquiteto tal importância na vida das pessoas.

Pablo Danielli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro a venda!!!!

Lançamento!!! Mergulhe nas palavras e aproveite cada frase desta obra, selecionada especialmente para você leitor! A venda nas livrarias e s...